TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

 DESCRIÇÃO
O aluno formado no curso Técnico em Edificações estará apto para planejar, projetar, executar e manter obras de acordo com os procedimentos legais e ambientais, assim como levantar e analisar informações cadastrais, técnicas e de custos do projeto ou de sua viabilidade, elaborar representação gráfica, propor alternativas no uso de materiais e técnicas construtivas e realizar acompanhamento e controle dos processos em obras de edificações.

BASE LEGAL
O Curso Técnico em Edificações é ofertado no modelo exclusivo de CERTIFICAÇÃO TÉCNICA, tendo como base legal a Legislação Educacional Nacional, Parecer do Conselho Nacional de Educação, Regimento Escolar da Instituição e Projetos de Autorização dos Cursos Técnicos.

 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

01

  • MÓDULO I – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – – INTRODUÇÃO AO EAD
    Olá! Seja bem-vindo (a)! Você já estudou a distância? Se esta é a sua primeira experiência, espero que esteja muito animado (a)! Estamos aqui para te ajudar nessa jornada. Nesta unidade você vai conhecer tudo o que precisa para iniciar os estudos nessa modalidade. Veremos um pouco da história da educação a distância no Brasil, conceitos básicos e alguns recursos importantes que estão presentes no ambiente virtual de aprendizagem – e fora dele também. Além disso, você terá dicas de como gerenciar seus estudos, habilidade importante que precisará desenvolver a partir de agora. Vamos começar?
    02
  • MÓDULO I – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – – PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
    Dependendo de em que atividade se trabalhe, errar um texto pode ser imensamente comprometedor. Imagine, por exemplo, que você trabalhe em uma faculdade, no departamento de Letras, e comete alguns “errinhos” de português em uma mensagem publicada na página oficial da instituição em uma grande rede social. Vexatório, não é? Dia a dia as empresas vão passando por situações como esta. E-mails, postagens, cartazes, banners e folders eletrônicos, de um modo geral, necessitam de um revisor de língua portuguesa para filtrar possíveis erros na redação desses textos. Mas, nem sempre isto é possível. Assim, cada profissional deve buscar seu melhoramento no que tange ao seu modo de escrever, procurando se utilizar do formato e estilo mais adequado à comunicação com seu público alvo. Dúvidas? Não se preocupe. Recorra ao fórum de dúvidas e discussões para socializar o seu conhecimento e esclarecer todas as suas dúvidas.
    03
  • MÓDULO I – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – -HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
    Evolução da segurança e medicina do trabalho. Acidentes de trabalho. Causas e consequências dos acidentes de trabalho. Estatísticas dos acidentes. Noções de Legislação Acidentária. Riscos ambientais. Equipamentos de proteção individual e coletiva e sistemas de proteção. Normas regulamentadoras: NR03, NR05, NR07, NR09, NR12, NR18 e NR35. Prevenção e combate a incêndios. Noções de ergonomia. Primeiros socorros.
    04
  • MÓDULO I – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – -GESTÃO DE PESSOAS
    Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas ou Administração de Recursos Humanos é a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações, com o objetivo de atingir os objetivos organizacionais, bem como proporcionar a satisfação e a realização das pessoas envolvidas.
    05
  • MÓDULO I – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – INTRODUÇÃO À LIBRAS
    Introdução às práticas de compreensão e produção em LIBRAS através do uso de estruturas e funções comunicativas elementares. Concepções sobre a Língua de Sinais. O surdo e a sociedade.
    06
  • MÓDULO I – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
    Estudo dos múltiplos aspectos do comportamento humano nas organizações. O que é a ciência do comportamento. Modelos e quadros de referência; Organizações e Comportamento; indivíduo – variáveis intrínsecas e extrínsecas determinantes do comportamento; atitude, percepção, aprendizagem, motivação. Os grupos na organização – Como se formam; Características dos grupos – Hierarquia, normas, papéis, coesão, objetivos; Conflitos intra e intergrupais. Liderança e poder. Comunicação empresarial. Clima e cultura organizacionais.
    07
  • MÓDULO I – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – MECÂNICA DOS SOLOS
    A mecânica dos solos é uma disciplina da engenharia civil, ambiental, sanitária, que procura prever o comportamento de maciços terrosos quando sujeitos a solicitações provocadas, por exemplo, por obras de engenharia.
    08
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – MATEMÁTICA BÁSICA
    Conjuntos numéricos, operações e propriedades: números naturais, inteiros, racionais e reais. Operações algébricas. Equações e inequações. Trigonometria. Funções reais: função afim, quadrática, polinomiais, exponenciais, logarítmicas e trigonométrica.
    09
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – – FÍSICA APLICADA
    Teoria dos erros; Fontes convencionais e não-convencionais de energia; Fusão e fissão nuclear; Radioatividade; Decaimento radioativo; Hidrodinâmica; A Segunda Lei da termodinâmica.
    10
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – TÉCNICAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
    Terreno: Escolha, Aquisição, Documentação. Programa, Fisiograma, Projeto Completo. Canteiro de Obras. Locação, Fundações Superficiais e Profundas. Concreto Armado. Alvenarias. Estruturas de Madeira. Telhados. Impermeabilização. Escoamento de Águas Pluviais. Revestimentos. Pavimentação. Execução das Instalações: Elétrica, Hidráulica e Sanitária. Esquadrias. Pintura. Especificações, Orçamento, Cronograma. Noções de Planejamento e Controle de Edificações.
    11
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – -PROJETO ARQUITETÔNICO
    Elaboração de plantas, cortes, fachadas, diagrama de cobertura, situação, perfil de terreno, definições de parâmetros e nomenclaturas de projetos arquitetônicos. Estudo de viabilidade física, noções de topografia, noções de estrutura, projeto e engradamento de telhado e detalhes.
    12
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – -INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
    Símbolos gráficos e materiais elétricos utilizados em instalações elétricas. Dimensionamento de condutores, eletrodutos e dispositivos de proteção.
    13
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – ORÇAMENTO E PLANEJAMENTO
    Orçamento de fluxo de caixa. Métodos de previsão orçamentária. Planejamento e controle de projetos. Controle orçamentário.
    14
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – EMPREENDEDORISMO, ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
    Postura ética do empreendedor. Ética na formatação de novos negócios. Novos empreendimentos. Negócios nascentes. Ética e valores. Ética comportamental. Códigos de Ética. Ética aplicada aos instrumentos organizacionais, como planejamento estratégico e avaliação de desempenho. Ética e Consumo. Relações de trabalho contemporâneas. Assédio moral. Empreendedorismo ético, ambiental, social e sustentável. Responsabilidade ética e jurídica na cadeia de valor. Ética e Marketing. Composto de marketing: produto, comunicação, preço e distribuição sob a ótica ética.
    15
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – -ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
    Bases Conceituais (Ética, Moral, Valores, Caráter histórico, social e pessoal da moral; Senso moral e consciência moral, Juízo de fato e juízo de valor); As Concepções de Ética e Moral; A Ética na Sociedade; O Relativismo Moral; A Ética nas Organizações; Ética, Moral e Democracia nas Organizações; O Privado, o Público, a Ética e a Moral; Ética e Poder; Ética e Gestão; Ética Pós-moderna.
    16
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – MEIO AMBIENTE NA ÉTICA EMPRESARIAL
    Conceitos ligados à responsabilidade social. A função social das empresas, compromisso social e gestão empresarial e as dimensões da responsabilidade social. Modelos de indicadores e avaliação. Instrumentos de responsabilidade social. Gestão dos sistemas de gestão de responsabilidade social e sociedade contemporânea e sua interface com organizações de serviços públicos.
    17
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
    A informática nasce da ideia de auxiliar o homem nos trabalhos rotineiros e repetitivos, geralmente ligados à área de cálculo e gerenciamento. Desse modo, conhecer a história dos computadores é importante, pois é através do estudo do passado que podemos compreender e valorizar o presente. No decorrer desta aula teremos a oportunidade de analisar exemplos de como ideias simples contribuíram para evolução da humanidade
    18
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – LOGÍSTICA DE CANTEIRO E GESTÃO AMBIENTAL
    PLANEJAR, ORIENTAR, ACOMPANHAR A AQUISICAO, RECEBIMENTO, ESTOCAGEM E TRANSPORTE DE MATERIAIS EM CANTEIRO DE OBRAS, APLICANDO FERRAMENTAS DE ORGANIZACAO E PRINCIPIOS DE CONSTRUCAO ENXUTA, PROMOVENDO A REUTILIZACAO E RECICLAGEM DOS RESIDUOS ATRAVES DA SEGREGACAO E DESTINACAO AMBIENTALMENTE ADEQUADA, SEGUINDO NORMAS TECNICAS DE QUALIDADE, SAUDE, HIGIENE E SEGURANCA.
    19
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CÍVIL NR18
    A segurança do trabalho é um tema em si já importante para todas empresas e áreas, mas na construção civil faz-se necessário uma atenção ainda maior, pois existe uma preocupação constante de acidentes em canteiros de obras. É um local onde possui muitos riscos para a vida do trabalhador, e muitas vezes por negligência de gestores que buscam fazer economias irresponsáveis, acabam colocando seus colaboradores em condições de trabalho precárias e sem recursos de segurança necessários para o serviço.
    20
  • MÓDULO III – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO
    Desde então, foram aperfeiçoados e implementados, se mostrando relevantes no mundo todo. Há muito tempo, os desenhos começaram a fazer parte da história da humanidade. Diagnóstico Gratúito. Serviços: Desenho Técnico, Análise estrutural, Estrutura Metálica.
    21
  • MÓDULO III – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – DESENHO TÉCNICO DE PLANTAS ARQUITETÔNICAS EM CAD
    É comum para quem está iniciando em uma profissão ter algumas dúvidas e inseguranças em relação ao campo de trabalho. Para a área de desenho e projeto, não há uma resposta objetiva, pois isto pode variar de acordo com a região, o bom é que você mesmo avalie se há carência ou saturação na região onde pretende atuar. Mas como se trata de um ramo ligado à construção civil, a tendência é que sempre terá campo. A mesma coisa vale se está se ingressando em um curso técnico ou superior.
    22
  • MÓDULO III – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E CONTROLE DE OBRAS.
    O planejamento de obras é um processo anterior à um empreendimento que engloba todas etapas anteriores à construção, passando por levantamento dos custos, elaboração do cronograma e estudo de viabilidade. O controle de obras ajuda a encontrar os desvios e antecipar às falhas.
    23
  • MÓDULO IV – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – – PROJETOS ELÉTRICOS
    Projetos elétricos.
    24
  • MÓDULO IV – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO
    A área de concentração se propõe a investigar a produção da arquitetura, do urbanismo e do designe suas múltiplas articulações com a história da arte, da técnica, do patrimônio, da paisagem, da cidade e da habitação.
    25
  • MÓDULO IV – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – -CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS
    Princípios e fundamentos do Processo Construtivo. Características dos materiais e da tecnologia construtiva.
    26
  • MÓDULO IV – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – SUSTENTABILIDADE DA CONSTRUÇÃO CIVIL
    Uma construção sustentável é um sistema de diretrizes que viabiliza um modelo de construção criado para que as intervenções no meio ambiente sejam feitas sem o esgotamento de recursos naturais, a fim de preservá-los para beneficiar as gerações futuras.
    27
  • MÓDULO IV – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – GERENCIAMENTO DOS ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
    O final do século XX foi marcado por uma série de acontecimentos e alterações, nos mais variados segmentos da sociedade, na qual incentivaram a competitividade dos mercados. Dentre estes acontecimentos, Hansen e Mowen (2001) citam os avanços na tecnologia de manufatura e informação, a globalização dos mercados, a desregulamentação e uma maior conscientização sobre práticas éticas e ambientais de negócios, entre outros fenômenos que de certa forma obrigaram as organizações a se adaptarem a uma nova realidade competitiva
    28
  • MÓDULO V – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – MODELAGEM DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO COM TECNOLOGIA BIM.
    A BIM (Modelagem de Informação da Construção) é a base da transformação digital no setor de arquitetura, engenharia e construção (AEC).
    29
  • MÓDULO V – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – RESISTÊNCIA DE MATERIAIS
    Na engenharia dos materiais, a resistência dos materiais é a capacidade do material de resistir a uma força a ele aplicada. A resistência de um material é dada em função de seu processo de fabricação e os cientistas empregam uma variedade de processos para alterar essa resistência posteriormente.
    30
  • MÓDULO V – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – TOPOGRAFIA
    Topografia é a ciência que estuda as características naturais ou artificiais da superfície de um terreno. O objetivo é coletar dados que ajudam em áreas como construção civil, sistema viário, mineração, indústria, entre outras. A palavra topografia vem do grego “topos” (lugar) e “graphen” (descrever).
    31
  • MÓDULO V – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – DESENHO AUXILIADO POR COMPUTADOR II
    Trata-se de uma disciplina de caráter especifico teórico e prático, fundamental para utilização de tecnologia computacional na representação gráfica de construção civil, com ênfase na geração de imagens 2D. Normas e convenções para o desenho técnico. Planta baixa, planta de locação e coberta, planta de situação, cortes, fachadas. Perspectiva isométrica.
    32
  • MÓDULO VI – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – COMUNICAÇÃO E REDAÇÃO TÉCNICA
    Estudo da Língua Portuguesa para fins específicos com base na construção de um referencial teórico norteador da prática da comunicação. Estabelecendo critérios para as comunicações satisfatórias, legíveis e de persuasão na comunicação oral e escrita.
    33
  • MÓDULO VI – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – MATERIAIS DA CONSTRUÇÃO II
    Matérias-primas, Processos de Produção, Propriedades, Ensaios, Normalização, Critérios de Seleção, Controle de Qualidade e Aplicação de: Materiais Cerâmicos, Materiais Betuminosos, Plásticos e Polímeros, Madeiras, Vidros. Tintas e Vernizes.
    34
  • MÓDULO VI – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – DESENHO AUXILIADO POR COMPUTADOR I
    Trata-se de uma disciplina de caráter especifico, da área de construção civil, fundamental para iniciar a interpretação e execução do desenho técnico através do computador. Configurações do programa, comandos básicos, dimensionamento, acabamentos do desenho e plotagem (impressão).
    35
  • MÓDULO VIII – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS – ÁGUA FRIA E QUENTE
    Instalações prediais de água fria. Instalações de água quente. Instalações de combate a incêndio. Instalações prediais de esgotos sanitários. Águas pluviais. Instalação de gás.
    36
  • MÓDULO VIII – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS – ESGOTO E DRENAGEM
    Instalações prediais de esgotos sanitários: requisitos hidráulicos e sanitários
    37
  • MÓDULO VIII – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – – NOÇÕES DE INSTALAÇÕES TERMOACÚSTICAS
    Leitura e interpretação de projetos hidráulicos, elétricos e termoacusticos.
    38
  • MÓDULO VIII – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – INSTALAÇÕES, NORMAS TÉCNICAS E SEGURANÇA
    Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações. Legislação e Normas Técnicas.
    39
  • MÓDULO IX – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – -REPRESENTAÇÃO GRÁFICA E DETALHAMENTO EXECUTIVO DOS PRINCIPAIS REVESTIMENTOS
    Estudo e aplicação dos materiais de revestimentos. Conceito, utilização, cálculos quantitativos, características e paginação dos produtos aplicados em pisos, paredes, tetos e mobiliários.
    40
  • MÓDULO IX – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – TELHADOS – NOÇÕES BÁSICAS
    Projetos de telhados.
    41
  • MÓDULO IX – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – ISOLAMENTO TÉRMICO E ACÚSTICO
    Tecnologia da construção de edifícios e outros tipos de construções. Trabalhos preliminares e instalação de obras. Locação da obra. Execução das fundações. Sistemas construtivos. Estruturas em alvenaria, concreto, aço e madeira: materiais, equipamentos e processos construtivos. Execução de formas. Execução das instalações prediais. Coberturas; impermeabilização. Revestimentos; pintura. Isolamento térmico e acústico.
    42
  • MÓDULO X – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – PROJETO DE EDIFICAÇÕES
    Projeto de arquitetura, Projeto estrutural, Projetos complementares: Concepção, dimensionamento e detalhamento.
    43
  • MÓDULO X – TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – – ESTÁGIO SUPERVISIONADO
    Investigação e análise do processo educativo na prática pedagógica, vivenciados nos estágios supervisionados em Atividades orientadas e supervisionadas no Ensino Normal. Projetos de aprendizagem colaborativa, problematização da realidade, Desenvolvimento de projetos envolvendo problemas da escola e da comunidade abordando os temas transversais. Avaliação das práticas educativas. Autoavaliação e análise crítica do trabalho pedagógico. Relatório final sobre a participação nas práticas pedagógicas, sobre supervisão docente.

 CARGA HORÁRIA: 1698H


 PREÇO: CONSULTE O POLO MAIS PRÓXIMO E OBTENHA MAIORES INFORMAÇÕES.

INSCREVA-SE

Faça seu Curso Técnico no
Múltipla Escolha

Declaro que li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção dos serviços educacionais prestados pela Proz Educação e demais instituições de ensino do mesmo grupo econômico.

FICOU ALGUMA DUVIDA?

Entre em contato com um consultor

VANTAGENS DO

Curso EAD

Flexibilidade
de horário

Estudar EAD oferece a liberdade de criar seu próprio horário de estudos. Esqueça as obrigações de estar em uma sala de aula em horários fixos. 

Concilie Trabalho
e Estudos

Para quem deseja se especializar sem abrir mão do trabalho. Com a flexibilidade de horários, é possível conciliar suas responsabilidades profissionais.

Estude no
Seu Ritmo

Cada pessoa possui seu próprio ritmo de aprendizado. No EAD, você não se sente pressionado(a) pelo ritmo de uma turma, podendo avançar nos estudos conforme sua velocidade e necessidade.

Formação
Reconhecida:

Os cursos são igualmente reconhecidos pelo mercado de trabalho como os cursos presenciais. As instituições sérias e comprometidas com a excelência.

Perguntas frequentes

Sim, o diploma obtido em curso superior a distância tem a mesma validade que o documento conquistado na formação presencial e também pode ser usado para comprovar a escolaridade em situações como concursos públicos e busca de emprego. No entanto, é muito importante que você esteja atento para as avaliações do MEC. Para ser válido no território nacional, qualquer diploma, seja ele presencial ou a distância, precisa ser emitido por um curso que tenha o reconhecimento do MEC.

Toda Instituição de Ensino Superior que deseja oferecer um curso na modalidade EaD, seja ele de graduação ou pós-graduação, precisa cumprir a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), além de apresentar uma série de documentos para o MEC. Além disso, os cursos de graduação EaD são avaliados de acordo com os mesmos critérios (Conceito do Curso, Conceito Preliminar do Curso e Enade) aplicados em cursos presenciais. Por isso é essencial que você escolha um curso superior EaD que seja reconhecido pelo MEC. 

O ensino a distância utiliza de recursos pedagógicos, atividades e tecnologias diferentes daquelas empregadas no processo de ensino-aprendizagem presencial. Ambas as modalidades incluem disciplinas que respeitam as mesmas diretrizes curriculares e tratam dos mesmos temas. O que vai tornar a formação mais fácil ou difícil é o processo de adaptação pelo qual o universitário irá passar. Existem pessoas que se adaptam melhor ao EaD, enquanto outras preferem o ensino presencial, mas em nível de complexidade os dois formatos de graduação são iguais.

As atividades, aulas e ambientes virtuais de um curso a distância têm seus acessos controlados. É possível saber quando e por quanto tempo cada aluno acessou o conteúdo, por quais páginas passou, os exercícios que completou e se participou ou não de uma aula.