TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

Duração: 6 a 18 meses

 DESCRIÇÃO
O aluno formado estará apto para atuar na instalação, montagem, operação e manutenção corretiva e preventiva de sistemas elétricos, elaboração e desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e infraestrutura de telecomunicações em edificações.

BASE LEGAL
O Curso Técnico em Eletrotécnica é ofertado no modelo exclusivo de CERTIFICAÇÃO TÉCNICA tendo como base legal a Legislação Educacional Nacional, Parecer do Conselho Nacional de Educação, Regimento Escolar da Instituição e Projetos de Autorização dos Cursos Técnicos.

01

  • MÓDULO I – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – – INTRODUÇÃO AO EAD
    Olá! Seja bem-vindo (a)! Você já estudou a distância? Se esta é a sua primeira experiência, espero que esteja muito animado (a)! Estamos aqui para te ajudar nessa jornada. Nesta unidade você vai conhecer tudo o que precisa para iniciar os estudos nessa modalidade. Veremos um pouco da história da educação a distância no Brasil, conceitos básicos e alguns recursos importantes que estão presentes no ambiente virtual de aprendizagem – e fora dele também. Além disso, você terá dicas de como gerenciar seus estudos, habilidade importante que precisará desenvolver a partir de agora. Vamos começar?
    02
  • MÓDULO I – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – – GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
    Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas ou Administração de Recursos Humanos é a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações, com o objetivo de atingir os objetivos organizacionais, bem como proporcionar a satisfação e a realização das pessoas envolvidas.
    03
  • MÓDULO I – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – INTRODUÇÃO À LIBRAS
    Introdução às práticas de compreensão e produção em LIBRAS através do uso de estruturas e funções comunicativas elementares. Concepções sobre a Língua de Sinais. O surdo e a sociedade.
    04
  • MÓDULO I – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – CRITÉRIOS E MODALIDADES EAD
    Fundamentos da Educação a Distância (EaD). Organização de sistemas de EaD: processo de comunicação, processo de tutoria, avaliação, processo de gestão e produção de material didático. Relação dos sujeitos da prática pedagógica no contexto da EaD. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Apropriação do Ambiente Virtual de Aprendizagem.
    05
  • MÓDULO I – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – – ELETRICIDADE I
    Conhecer e entender os princípios da eletrostática e as leis básicas da eletrodinâmica. Conhecer as principais formas de ondas que modelam as grandezas elétricas. Definir os efeitos resistivo, capacitivos e indutivos em analise de circuitos. Analisar circuitos elétricos de corrente contínua.
    06
  • MÓDULO I – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – INTRODUÇÃO AO AUTOCAD 2D
    Acesso ao AutoCAD; Configuração do AutoCAD; Introdução ao editor gráfico; Manipulação de arquivos; Parâmetros para iniciar um desenho; Sistemas de coordenadas; Recursos de visualização; Construções de objetos primitivos; edição de desenhos; Alteração de propriedades de objetos; Dimensionamento; Hachuras; Trabalho em camadas; Plotagem; Trabalho com escalas diferentes.
    07
  • MÓDULO I – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – -MATEMÁTICA APLICADA
    Conceitos Algébricos: conjuntos numéricos, axiomas e propriedades; 2. Funções: Tipos especiais de funções, representações gráficas e aplicações; 3. Limites e Continuidade; 4. Derivadas: regras de derivação e aplicações.
    08
  • MÓDULO I – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – – FÍSICA APLICADA
    Teoria dos erros; Fontes convencionais e não-convencionais de energia; Fusão e fissão nuclear; Radioatividade; Decaimento radioativo; Hidrodinâmica; A Segunda Lei da termodinâmica.
    09
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – -EMPREENDEDORISMO
    Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.
    10
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
    A informática nasce da ideia de auxiliar o homem nos trabalhos rotineiros e repetitivos, geralmente ligados à área de cálculo e gerenciamento. Desse modo, conhecer a história dos computadores é importante, pois é através do estudo do passado que podemos compreender e valorizar o presente. No decorrer desta aula teremos a oportunidade de analisar exemplos de como ideias simples contribuíram para evolução da humanidade
    11
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – -GESTÃO EMPRESARIAL
    As organizações no contexto atual. Tipos de organizações. Organogramas funcionais. Teorias gerais da Administração. Mudanças no contexto atual internacional e nacional. Ambientes micro, meso e macro. O que é gerenciar. Características de uma gestão eficaz. O gestor e desafios. Abordagem básica sobre Estratégia.
    12
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – -GESTÃO DE PESSOAS
    Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas ou Administração de Recursos Humanos é a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações, com o objetivo de atingir os objetivos organizacionais, bem como proporcionar a satisfação e a realização das pessoas envolvidas.
    13
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – PRINCÍPIOS DA ELETRÔNICA ANALÓGICA
    Física dos Semicondutores; Diodos Semicondutores: Junção PN, Circuitos com Diodos, Diodos Zener e Outros tipos de diodos; Transistores Bipolares: Características, Polarização; Operação como Amplificador; Transistores de Efeito de Campo: Características; Polarização; Operação como Amplificador; Amplificadores Operacionais: Configurações Básicas; Circuitos com Amplificadores Operacionais. Linguagens de descrição de hardware. Blocos lógicos fundamentais (portas, flip-flop, contadores, registradores, PLA). Expressões lógicas e minimização. Circuitos combinatórios. Circuitos sequenciais.
    14
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – – PROJETOS ELÉTRICOS
    Projetos elétricos.
    15
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – – MEDIDAS ELÉTRICAS
    Medidas elétricas.
    16
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO
    Desde então, foram aperfeiçoados e implementados, se mostrando relevantes no mundo todo. Há muito tempo, os desenhos começaram a fazer parte da história da humanidade. Diagnóstico Gratúito. Serviços: Desenho Técnico, Análise estrutural, Estrutura Metálica.
    17
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – CONTROLE E ACIONAMENTO DE MÁQUINAS
    No curso de Controle e Acionamento de Máquinas Elétricas estudaremos os motores elétricos através de uma ferramenta conhecida como circuito equivalente, serve para estudar o equipamento através de uma representação. Os parâmetros obtidos do circuito equivalente servem para determinar parâmetros que serão úteis para propósitos de controle.
    18
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS.
    A proteção de qualquer sistema elétrico é feita com o objetivo de diminuir ou evitar risco de vida e danos materiais, quando ocorrer situações anormais durante a operação do mesmo
    19
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – ELETRÔNICA ANALÓGICA
    A eletrônica analógica é o ramo da Eletrônica que estuda o desempenho de componentes eletrônicos e circuitos analógicos como: resistores, capacitores, bobinas, potenciômetros, transistores, cristais e circuitos integrados em sua grande maioria.
    20
  • MÓDULO III – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – METODOLOGIA DA MANUTENÇÃO
    O objetivo do curso Manutenção Produtiva Total é transmitir conceitos e procedimentos para disseminação do emprego da metodologia
    21
  • MÓDULO III – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – – ELETRÔNICA DIGITAL
    O curso profissionalizante de eletrônica digital ensina a respeito de circuitos integrados e programação, abordando diversos aspectos da área de informática e telecomunicações. Confira alguns dos temas abordados nesse curso online
    22
  • MÓDULO III – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – COMANDOS ELETROELETRÔNICOS
    Os defeitos mais comuns que acontecem nos contatores e os problemas causados nos circuitos elétricos por eles comandados; a reversão de rotação de motores trifásicos; o sistema de partida para motor trifásico com comutação automática estrela-triângulo, com contatores e com relé de proteção conjugado a um transformador de corrente; a reversão de motor trifásico tipo Dahlander são algumas das aplicações dos comandos eletroeletrônicos tratados
    23
  • MÓDULO III – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – ENSAIOS DE MÁQUINAS ELÉTRICAS.
    O método do ensaio a vazio dos motores de indução utiliza o motor liga na rede elétrica com a tensão e frequência nominal da rede.
    24
  • MÓDULO III – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – MULTISIM 1.3 – FUNDAMENTOS
    A interface do Multisim e os novos recursos adicionados. Aprenderemos a criar caixa de ferramentas personalizada e inserir componentes como potenciômetros, lâmpadas, relés, transformadores, diodos e transistores. Alteraremos propriedades de componentes, faremos conexões e junções, conheceremos as chaves disponíveis no Multisim, incluiremos recursos gráficos e blocos de título, criaremos componentes personalizados, utilizaremos “buses” de dados, modularemos com subcircuitos, trabalharemos com blocos hierárquicos, criaremos projetos “multi-page”, usaremos probes de medição e conexões virtuais. Por fim, revisaremos o aprendizado com exemplos práticos e deixaremos tarefas para complementar o aprendizado.
    25
  • MÓDULO III – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – -ELETRICIDADE II
    Capacitância e capacitores. Indutância e indutores. Força Eletromotriz Induzida e Lei de Lenz. Corrente Alternada. Resistência, indutância e capacitância em circuitos de corrente alternada. Potência ativa, reativa e aparente. Associações de resistores, indutores e capacitores em circuitos CA. Circuitos trifásicos equilibrados e desequilibrados.
    26
  • MÓDULO III – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – FUNDAMENTOS DA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
    Introdução: Aspectos históricos e evolução tecnológica; universo da automação industrial e perspectivas; Controle de processo e automação da manufatura, processos e modelos de processos; Modelo de Referência para as Funções de Controle: Modelo hierárquico de referência; Funções de controle associadas aos níveis hierárquicos; aspectos de integração das funções de controle; arquiteturas abertas; Metodologias: Modelos de processos contínuos e a eventos discretos; Controle analógico e digital; Controle lógico seqüencial e combinatorial; Controle nebulado, controle neural; Otimização de processos, algoritmos genéticos; Metodologias de coordenação em controle hierárquico, programação e sequenciamento de produção; Componentes de Hardware e Software: Arquiteturas básicas de computadores para controle em tempo real; Unidades de entrada, saída e interfaces, controladores programáveis; Engenharia de programas e desenvolvimento de software; Sistemas operacionais para controle em tempo real; Aspectos básicos de programação em tempo real; Fundamentos da comunicação industrial; Modelos OSI, interfaces homemmáquina, integração de sistemas; Controle Integrado de Processos e Manufatura: Conceitos de CAD, CAM, CAE, CIM, CIP; Aplicações da inteligência computacional em automação; perspectivas e tendências.
    27
  • MÓDULO III – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA – MULTÍMETRO
    Organização e introdução ao multímetro. No decorrer, você aprenderá a usar os multímetros (digital e analógico), na realização de medidas de tensão, corrente, resistência e muitos outros componentes de um circuito. O multímetro é sem sombra de dúvida um equipamento de bancada imprescindível no dia-a-dia do técnico. Sem este instrumento, os reparos, ensaios, comparações e outras atividades tornariam-se extremamente difíceis (para não dizer quase impossível). Em razão disto, esse curso está dividido em tópicos introdutórios, análises, macetes e práticas simuladas, para que você obtenha o máximo de aproveitamento. No final, revisaremos os conteúdos através de exemplos práticos e exercícios para o seu treino.
    28
  • MÓDULO IV – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA – OSCILOSCÓPIO
    Organização e introdução do osciloscópio. A seguir, aprenderemos a utilizar os controles verticais e horizontais, os controles de “Trigger” e os ajustes de sincronismo. Em seguida, veremos como utilizar o osciloscópio para fazer aferições de correntes contínuas e alternadas, como utilizar os geradores de funções analógicos e digitais e conheceremos os principais tipos de osciloscópios existentes no mercado. Na sequência, analisaremos um “software” que podemos utilizar para efetuar leitura de sinais, com o intuito de montar um osciloscópio pessoal para PC.
    29
  • MÓDULO IV – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – ALGORITMO E PROGRAMAÇÃO
    Conceitos básicos de linguagens de programação. Histórico, classificação e principais aplicações de linguagens de programação. Modelos de execução de programas. Ferramentas de desenvolvimento. Nomes, valores e endereços. Tipos de dados. Constantes e variáveis. Expressões. Comandos de estruturação do fluxo de controle. Abstrações de controle e de operação. Escopo e tempo de vida. Passagem de parâmetros. Recursividade. Tipos de dados definidos pelo usuário. Entrada e saída de dados. Arquivos. Uso em laboratório de uma linguagem de programação de alto-nível.
    30
  • MÓDULO IV – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DIAGRAMAS ELETRÔNICOS
    Os conceitos fundamentais para a leitura e interpretação de diagramas. Com ele, você saberá como representar os componentes nas instalações elétricas utilizando símbolos na representação dos projetos. Também aprenderá a reconhecer as classificações dos desenhos de eletrotécnica e eletrônica, com suas principais particularidades. Verá o que é um diagrama simplificado, quais as definições de um diagrama de blocos, o que é um diagrama completo, um diagrama de localização e, também, o que é um diagrama de fiação e um desenho chapeado. Além disso, estudaremos os métodos de localização dos componentes por coordenadas já que, em certos equipamentos, alguns componentes no diagrama podem ser de difícil localização.
    31
  • MÓDULO IV – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – ELETRÔNICA INDUSTRIAL AVANÇADA
    Introdução. Dispositivos utilizados na eletrônica de potência. Conversores CA/CC controlados e não controlados (monofásicos e trifásicos). Conversores CC/CA (monofásicos e trifásicos). Conversores CA-CC-CA e sua aplicação no acionamento de máquinas elétricas. Qualidade de energi
    32
  • MÓDULO V – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – CIRCUITOS DE INTERFACE E RELÓGIOS DIGITAIS
    Os Circuitos de Interface (Contadores) e os seus princípios fundamentais, para que você possa compreender este tópico relativo ao interfaceamento entre circuitos de controle digital e o mundo externo. Estudaremos os contadores assíncronos e síncronos, seus diversos tipos e suas aplicações. Serão aplicados exemplos práticos apresentando testes em laboratório usando os simuladores (Circuit Wizard e Multisim).
    33
  • MÓDULO V – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – LÓGICA DA PROGRAMAÇÃO INDUSTRIAL
    Estruturar a lógica de programação, utilizando os blocos de programação do CLP.
    34
  • MÓDULO V – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – AUTOCAD ELECTRICAL 2016 – FUNDAMENTOS
    Utilizar recursos essenciais do AutoCAD Electrical 2016 para criar projetos elétricos facilmente. Veremos como trabalhar com fiação monofásica e trifásica, inserção, nomeação e edição de componentes, numeração e edição de fios, entre outros. Trabalharemos também com circuitos, CLP’s, réguas de Borne e painéis elétricos. Por fim, veremos como gerar relatórios e verificar erros no projeto. Comece agora este curso e saiba usar as funcionalidades essenciais do AutoCAD Electrical 2016, tendo uma visão geral do uso do programa e seu fluxo de trabalho.
    35
  • MÓDULO V – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – ELETRICIDADE III
    Instalação, montagem, operação e manutenção elétrica, aplicando métodos e técnicas científicas e tecnológicas e de acordo com procedimentos e normas técnicas, ambientais, de qualidade, de saúde e segurança no trabalho.
    36
  • MÓDULO V – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – INSTRUMENTAÇÃO (EWB)
    Instrumentação (EWB)
    37
  • MÓDULO VI – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – PRINCÍPIOS DO ELETROMAGNETISMO
    Compreensão de fenômenos físicos e solução de problemas em eletromagnetismo, linguagem específica na expressão de conceitos físicos relativos aos fenômenos de eletromagnetismo.
    38
  • MÓDULO VI – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – AMPLIFICADORES OPERACIONAIS
    Amplificador Diferencial. Amplificadores Operacionais. Circuitos Práticos com Amplificadores Operacionais. Filtros Ativos.
    39
  • MÓDULO VI – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – SISTEMAS MICROCONTROLADOS
    Arquitetura: Tipos de arquiteturas. Registradores. Projeto do subsistema de memória. Modos de endereçamento. Conjunto de instruções. Linguagem assembler. Compiladores e ferramentas de desenvolvimento. Sistema de interrupções e exceções. Temporizadores. Comunicação serial. Barramentos e interfaces integradas. Periféricos e interfaces integradas. Sensores digitais. Desenvolvimento de projetos utilizando microcontroladores.
    40
  • MÓDULO VI – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – CIRCUITOS IMPRESSOS, CONCEPÇÃO E FABRICAÇÃO NA PRÁTICA
    Aprender a fazer suas placas de circuito impresso para montagens eletrônicas, vendo desde o método manual, com caneta para circuito impresso, até os mais sofisticados, como silk-screen e por meio de plotter. Aprenda todas as dicas de impressão, corrosão e furação de PCIs. Para aprimorar os seus conhecimentos, apresentaremos alguns exercícios complementares onde se utilizará o software Eagle para o desenvolvimento de layout de circuito impresso, dando a você a capacidade de desenvolver os seus próprios projetos.
    41
  • MÓDULO VI – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – SAÍDA INTERMEDIÁRIA – ESTÁGIO
    Estágio.
    42
  • MÓDULO VI – TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
    Escolha e delimitação do tema para elaboração do projeto do trabalho de curso, devendo o aluno optar entre monografia jurídica ou artigo científico.

 CARGA HORÁRIA
1280


 PREÇO
CONSULTE O POLO MAIS PRÓXIMO E OBTENHA MAIORES INFORMAÇÕES.

INSCREVA-SE

Faça seu Curso Técnico no
Múltipla Escolha

Declaro que li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção dos serviços educacionais prestados pela Proz Educação e demais instituições de ensino do mesmo grupo econômico.

FICOU ALGUMA DUVIDA?

Entre em contato com um consultor

VANTAGENS DO

Curso EAD

Flexibilidade
de horário

Estudar EAD oferece a liberdade de criar seu próprio horário de estudos. Esqueça as obrigações de estar em uma sala de aula em horários fixos. 

Concilie Trabalho
e Estudos

Para quem deseja se especializar sem abrir mão do trabalho. Com a flexibilidade de horários, é possível conciliar suas responsabilidades profissionais.

Estude no
Seu Ritmo

Cada pessoa possui seu próprio ritmo de aprendizado. No EAD, você não se sente pressionado(a) pelo ritmo de uma turma, podendo avançar nos estudos conforme sua velocidade e necessidade.

Formação
Reconhecida:

Os cursos são igualmente reconhecidos pelo mercado de trabalho como os cursos presenciais. As instituições sérias e comprometidas com a excelência.

Perguntas frequentes

Sim, o diploma obtido em curso superior a distância tem a mesma validade que o documento conquistado na formação presencial e também pode ser usado para comprovar a escolaridade em situações como concursos públicos e busca de emprego. No entanto, é muito importante que você esteja atento para as avaliações do MEC. Para ser válido no território nacional, qualquer diploma, seja ele presencial ou a distância, precisa ser emitido por um curso que tenha o reconhecimento do MEC.

Toda Instituição de Ensino Superior que deseja oferecer um curso na modalidade EaD, seja ele de graduação ou pós-graduação, precisa cumprir a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), além de apresentar uma série de documentos para o MEC. Além disso, os cursos de graduação EaD são avaliados de acordo com os mesmos critérios (Conceito do Curso, Conceito Preliminar do Curso e Enade) aplicados em cursos presenciais. Por isso é essencial que você escolha um curso superior EaD que seja reconhecido pelo MEC. 

O ensino a distância utiliza de recursos pedagógicos, atividades e tecnologias diferentes daquelas empregadas no processo de ensino-aprendizagem presencial. Ambas as modalidades incluem disciplinas que respeitam as mesmas diretrizes curriculares e tratam dos mesmos temas. O que vai tornar a formação mais fácil ou difícil é o processo de adaptação pelo qual o universitário irá passar. Existem pessoas que se adaptam melhor ao EaD, enquanto outras preferem o ensino presencial, mas em nível de complexidade os dois formatos de graduação são iguais.

As atividades, aulas e ambientes virtuais de um curso a distância têm seus acessos controlados. É possível saber quando e por quanto tempo cada aluno acessou o conteúdo, por quais páginas passou, os exercícios que completou e se participou ou não de uma aula.