TÉCNICO EM ELETRÔNICA

Duração: 6 a 18 meses

 DESCRIÇÃO
O aluno formado estará apto para atuar na instalação, montagem, operação e manutenção de equipamentos a partir conhecimentos técnicos sobre matriz de contato, portas e funções lógicas, testes e emprego de alguns circuitos integrados.

BASE LEGAL

O Curso Técnico em Eletrônica é ofertado no modelo exclusivo de CERTIFICAÇÃO TÉCNICA, tendo como base legal a Legislação Educacional Nacional, Parecer do Conselho Nacional de Educação, Regimento Escolar da Instituição e Projetos de Autorização dos Cursos Técnicos.

01

  • MÓDULO I – TÉCNICO EM ELETRÔNICA – – INTRODUÇÃO AO EAD
    Olá! Seja bem-vindo (a)! Você já estudou a distância? Se esta é a sua primeira experiência, espero que esteja muito animado (a)! Estamos aqui para te ajudar nessa jornada. Nesta unidade você vai conhecer tudo o que precisa para iniciar os estudos nessa modalidade. Veremos um pouco da história da educação a distância no Brasil, conceitos básicos e alguns recursos importantes que estão presentes no ambiente virtual de aprendizagem – e fora dele também. Além disso, você terá dicas de como gerenciar seus estudos, habilidade importante que precisará desenvolver a partir de agora. Vamos começar?
    02
  • MÓDULO I – TÉCNICO EM ELETRÔNICA – – GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
    Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas ou Administração de Recursos Humanos é a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações, com o objetivo de atingir os objetivos organizacionais, bem como proporcionar a satisfação e a realização das pessoas envolvidas.
    03
  • MÓDULO I – TÉCNICO EM ELETRÔNICA – INTRODUÇÃO À LIBRAS
    Introdução às práticas de compreensão e produção em LIBRAS através do uso de estruturas e funções comunicativas elementares. Concepções sobre a Língua de Sinais. O surdo e a sociedade.
    04
  • MÓDULO I – TÉCNICO EM ELETRÔNICA – – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
    Estudo dos múltiplos aspectos do comportamento humano nas organizações. O que é a ciência do comportamento. Modelos e quadros de referência; Organizações e Comportamento; indivíduo – variáveis intrínsecas e extrínsecas determinantes do comportamento; atitude, percepção, aprendizagem, motivação. Os grupos na organização – Como se formam; Características dos grupos – Hierarquia, normas, papéis, coesão, objetivos; Conflitos intra e intergrupais. Liderança e poder. Comunicação empresarial. Clima e cultura organizacionais.
    05
  • MÓDULO I – TÉCNICO EM ELETRÔNICA – NOÇÕES DE SEGURANÇA DO TRABALHO
    Conceitos e Legislação de Segurança do Trabalho. Análise de Riscos. Acidentes e. Doenças do Trabalho: Princípios, Regras e Métodos de Prevenção.
    06
  • MÓDULO I – TÉCNICO EM ELETRÔNICA – INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO
    Desde então, foram aperfeiçoados e implementados, se mostrando relevantes no mundo todo. Há muito tempo, os desenhos começaram a fazer parte da história da humanidade. Diagnóstico Gratúito. Serviços: Desenho Técnico, Análise estrutural, Estrutura Metálica.
    07
  • MÓDULO I – TÉCNICO EM ELETRÔNICA – -EMPREENDEDORISMO
    Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.
    08
  • MÓDULO I – TÉCNICO EM ELETRÔNICA – – ELETRICIDADE I
    Conhecer e entender os princípios da eletrostática e as leis básicas da eletrodinâmica. Conhecer as principais formas de ondas que modelam as grandezas elétricas. Definir os efeitos resistivo, capacitivos e indutivos em analise de circuitos. Analisar circuitos elétricos de corrente contínua.
    09
  • MÓDULO I – TÉCNICO EM ELETRÔNICA – -ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
    Bases Conceituais (Ética, Moral, Valores, Caráter histórico, social e pessoal da moral; Senso moral e consciência moral, Juízo de fato e juízo de valor); As Concepções de Ética e Moral; A Ética na Sociedade; O Relativismo Moral; A Ética nas Organizações; Ética, Moral e Democracia nas Organizações; O Privado, o Público, a Ética e a Moral; Ética e Poder; Ética e Gestão; Ética Pós-moderna.
    10
  • MÓDULO I – TÉCNICO EM ELETRÔNICA – -MATEMÁTICA APLICADA
    Conceitos Algébricos: conjuntos numéricos, axiomas e propriedades; 2. Funções: Tipos especiais de funções, representações gráficas e aplicações; 3. Limites e Continuidade; 4. Derivadas: regras de derivação e aplicações.
    11
  • MÓDULO I – TÉCNICO EM ELETRÔNICA – – FÍSICA APLICADA
    Teoria dos erros; Fontes convencionais e não-convencionais de energia; Fusão e fissão nuclear; Radioatividade; Decaimento radioativo; Hidrodinâmica; A Segunda Lei da termodinâmica.
    12
  • MÓDULO I – TÉCNICO EM ELETRÔNICA – LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
    A informática nasce da ideia de auxiliar o homem nos trabalhos rotineiros e repetitivos, geralmente ligados à área de cálculo e gerenciamento. Desse modo, conhecer a história dos computadores é importante, pois é através do estudo do passado que podemos compreender e valorizar o presente. No decorrer desta aula teremos a oportunidade de analisar exemplos de como ideias simples contribuíram para evolução da humanidade
    13
  • MÓDULO I – TÉCNICO EM ELETRÔNICA – APH – ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
    Atendimento pré-hospitalar ao traumatizado e seus aspectos quanto ao conceito, tipos e características bem como os procedimentos nas diversas situações envolvendo os traumas musculoesqueléticos.
    14
  • MÓDULO I – TÉCNICO EM ELETRÔNICA – SISTEMAS DIGITAIS
    Um sistema digital é um sistema no qual os sinais têm um número finito de valores discretos, se contrapondo a sistemas analógicos nos quais os sinais têm valores pertencentes a um conjunto contínuo (infinito).
    15
  • MÓDULO I – TÉCNICO EM ELETRÔNICA – ELETRÔNICA ANALÓGICA
    A eletrônica analógica é o ramo da Eletrônica que estuda o desempenho de componentes eletrônicos e circuitos analógicos como: resistores, capacitores, bobinas, potenciômetros, transistores, cristais e circuitos integrados em sua grande maioria.
    16
  • MÓDULO I – TÉCNICO EM ELETRÔNICA – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
    Devido o grande número de acidentes de trabalho relacionados a serviços em instalações elétricas. O Ministério do Trabalho e Emprego publicou a Norma regulamentadora nº 10, também conhecida pela sigla NR-10, cujo recebe o título de “Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade”.
    17
  • MÓDULO I – TÉCNICO EM ELETRÔNICA – COMANDOS ELETROELETRÔNICOS
    Os defeitos mais comuns que acontecem nos contatores e os problemas causados nos circuitos elétricos por eles comandados; a reversão de rotação de motores trifásicos; o sistema de partida para motor trifásico com comutação automática estrela-triângulo, com contatores e com relé de proteção conjugado a um transformador de corrente; a reversão de motor trifásico tipo Dahlander são algumas das aplicações dos comandos eletroeletrônicos tratados
    18
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM ELETRÔNICA – -MÁQUINAS ELÉTRICAS
    Circuitos magnéticos e materiais magnéticos. Transformadores. Princípios de conversão eletromecânica de energia. Máquinas Ca de indução e síncrona. Máquinas CC. Motores Monofásicos e Bifásicos
    19
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM ELETRÔNICA – PRINCÍPIOS DA ELETRÔNICA ANALÓGICA
    Física dos Semicondutores; Diodos Semicondutores: Junção PN, Circuitos com Diodos, Diodos Zener e Outros tipos de diodos; Transistores Bipolares: Características, Polarização; Operação como Amplificador; Transistores de Efeito de Campo: Características; Polarização; Operação como Amplificador; Amplificadores Operacionais: Configurações Básicas; Circuitos com Amplificadores Operacionais. Linguagens de descrição de hardware. Blocos lógicos fundamentais (portas, flip-flop, contadores, registradores, PLA). Expressões lógicas e minimização. Circuitos combinatórios. Circuitos sequenciais.
    20
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM ELETRÔNICA – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
    Devido o grande número de acidentes de trabalho relacionados a serviços em instalações elétricas. O Ministério do Trabalho e Emprego publicou a Norma regulamentadora nº 10, também conhecida pela sigla NR-10, cujo recebe o título de “Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade”.
    21
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM ELETRÔNICA – ANÁLISE DE CIRCUITOS ELETROELETRÔNICOS
    A análise de circuitos estuda o comportamento da passagem de corrente por um circuito elétrico. Um circuito elétrico é basicamente composto por uma fonte de tensão, componentes elétricos e condutores.
    22
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM ELETRÔNICA – – MEDIDAS ELÉTRICAS
    Medidas elétricas.
    23
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM ELETRÔNICA – – ELETRÔNICA DIGITAL
    O curso profissionalizante de eletrônica digital ensina a respeito de circuitos integrados e programação, abordando diversos aspectos da área de informática e telecomunicações. Confira alguns dos temas abordados nesse curso online
    24
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM ELETRÔNICA – ELETRÔNICA INDUSTRIAL
    Em outras palavras, o estudante mergulha no mundo da Eletrônica Industrial para aprender a projetar, fazer análise de cálculos, montar e testar painéis elétricos e eletrônicos em diferentes produtos, equipamentos e maquinários.
    25
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM ELETRÔNICA – FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO
    Algoritmos e Estruturas de dados básicos. Introdução a uma linguagem de programação. Solução de problemas simples de manipulação de dados utilizando o computador. Objetivos: Apresentar ao aluno técnicas elementares de programação e de desenvolvimento de algoritmos.
    26
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM ELETRÔNICA – CLP – CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS
    Sistemas a eventos discretos (SED). Linguagens como modelos. Expressões regulares. Autômatos como modelos para SEDs. Linguagem de um autômato. Controle supervisório de SEDs. Redes de Petri: elementos básicos, definição, propriedades, análise. Arquitetura dos controladores lógicos programáveis. Especificações de CLP’s. Programação em linguagem de lista de instruções, diagrama de blocos, texto estruturado e diagrama de contatos (ladder). Entradas e saídas digitais e analógicas. Instruções de temporização, contagem e instruções lógicas e aritméticas. Modelagem de sistemas usando redes de Petri e Grafcet.
    27
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM ELETRÔNICA – PRINCÍPIOS DE ELETROMAGNETISMO
    Divergência e Rotacional do campo Eletrostático. Condições de contorno para o campo Eletrostático em meios materiais. Divergência e Rotacional do campo Magnético Estacionário. Condições de contorno para o campo Magnético Estacionário em meios materiais. O Circuito Magnético. Campos variáveis com o tempo e as Equações de Maxwell. Ondas Planas. Linhas de Transmissão. Guia de onda. Radiação
    28
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM ELETRÔNICA – – ACIONAMENTOS ELÉTRICOS
    Motores elétricos. Diagramas de comando. Chaves de partida.
    29
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM ELETRÔNICA – SISTEMAS MICROCONTROLADOS
    Arquitetura: Tipos de arquiteturas. Registradores. Projeto do subsistema de memória. Modos de endereçamento. Conjunto de instruções. Linguagem assembler. Compiladores e ferramentas de desenvolvimento. Sistema de interrupções e exceções. Temporizadores. Comunicação serial. Barramentos e interfaces integradas. Periféricos e interfaces integradas. Sensores digitais. Desenvolvimento de projetos utilizando microcontroladores.
    30
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM ELETRÔNICA – COMUNICAÇÃO ELETRÔNICA I
    Potência espectral de sinais. Modulação em amplitude : AM, DSB/SSB. Multiplexação por divisão em frequência. Modulação angular: PM e FM. Modulação por pulsos: PAM, PWM e PPM.
    31
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM ELETRÔNICA – COMUNICAÇÃO ELETRÔNICA II
    Multiplexação por divisão em tempo. Modulação por código de pulsos: PCM e DPCM. Modulação digital: ASK, FSK e PSK
    32
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM ELETRÔNICA – FUNDAMENTOS DA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
    Introdução: Aspectos históricos e evolução tecnológica; universo da automação industrial e perspectivas; Controle de processo e automação da manufatura, processos e modelos de processos; Modelo de Referência para as Funções de Controle: Modelo hierárquico de referência; Funções de controle associadas aos níveis hierárquicos; aspectos de integração das funções de controle; arquiteturas abertas; Metodologias: Modelos de processos contínuos e a eventos discretos; Controle analógico e digital; Controle lógico seqüencial e combinatorial; Controle nebulado, controle neural; Otimização de processos, algoritmos genéticos; Metodologias de coordenação em controle hierárquico, programação e sequenciamento de produção; Componentes de Hardware e Software: Arquiteturas básicas de computadores para controle em tempo real; Unidades de entrada, saída e interfaces, controladores programáveis; Engenharia de programas e desenvolvimento de software; Sistemas operacionais para controle em tempo real; Aspectos básicos de programação em tempo real; Fundamentos da comunicação industrial; Modelos OSI, interfaces homemmáquina, integração de sistemas; Controle Integrado de Processos e Manufatura: Conceitos de CAD, CAM, CAE, CIM, CIP; Aplicações da inteligência computacional em automação; perspectivas e tendências.
    33
  • MÓDULO II – TÉCNICO EM ELETRÔNICA – – ESTÁGIO SUPERVISIONADO
    Investigação e análise do processo educativo na prática pedagógica, vivenciados nos estágios supervisionados em Atividades orientadas e supervisionadas no Ensino Normal. Projetos de aprendizagem colaborativa, problematização da realidade, Desenvolvimento de projetos envolvendo problemas da escola e da comunidade abordando os temas transversais. Avaliação das práticas educativas. Autoavaliação e análise crítica do trabalho pedagógico. Relatório final sobre a participação nas práticas pedagógicas, sobre supervisão docente.

 CARGA HORÁRIA
1660h


 PREÇO
CONSULTE O POLO MAIS PRÓXIMO E OBTENHA MAIORES INFORMAÇÕES.

INSCREVA-SE

Faça seu Curso Técnico no
Múltipla Escolha

Declaro que li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção dos serviços educacionais prestados pela Proz Educação e demais instituições de ensino do mesmo grupo econômico.

FICOU ALGUMA DUVIDA?

Entre em contato com um consultor

VANTAGENS DO

Curso EAD

Flexibilidade
de horário

Estudar EAD oferece a liberdade de criar seu próprio horário de estudos. Esqueça as obrigações de estar em uma sala de aula em horários fixos. 

Concilie Trabalho
e Estudos

Para quem deseja se especializar sem abrir mão do trabalho. Com a flexibilidade de horários, é possível conciliar suas responsabilidades profissionais.

Estude no
Seu Ritmo

Cada pessoa possui seu próprio ritmo de aprendizado. No EAD, você não se sente pressionado(a) pelo ritmo de uma turma, podendo avançar nos estudos conforme sua velocidade e necessidade.

Formação
Reconhecida:

Os cursos são igualmente reconhecidos pelo mercado de trabalho como os cursos presenciais. As instituições sérias e comprometidas com a excelência.

Perguntas frequentes

Sim, o diploma obtido em curso superior a distância tem a mesma validade que o documento conquistado na formação presencial e também pode ser usado para comprovar a escolaridade em situações como concursos públicos e busca de emprego. No entanto, é muito importante que você esteja atento para as avaliações do MEC. Para ser válido no território nacional, qualquer diploma, seja ele presencial ou a distância, precisa ser emitido por um curso que tenha o reconhecimento do MEC.

Toda Instituição de Ensino Superior que deseja oferecer um curso na modalidade EaD, seja ele de graduação ou pós-graduação, precisa cumprir a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), além de apresentar uma série de documentos para o MEC. Além disso, os cursos de graduação EaD são avaliados de acordo com os mesmos critérios (Conceito do Curso, Conceito Preliminar do Curso e Enade) aplicados em cursos presenciais. Por isso é essencial que você escolha um curso superior EaD que seja reconhecido pelo MEC. 

O ensino a distância utiliza de recursos pedagógicos, atividades e tecnologias diferentes daquelas empregadas no processo de ensino-aprendizagem presencial. Ambas as modalidades incluem disciplinas que respeitam as mesmas diretrizes curriculares e tratam dos mesmos temas. O que vai tornar a formação mais fácil ou difícil é o processo de adaptação pelo qual o universitário irá passar. Existem pessoas que se adaptam melhor ao EaD, enquanto outras preferem o ensino presencial, mas em nível de complexidade os dois formatos de graduação são iguais.

As atividades, aulas e ambientes virtuais de um curso a distância têm seus acessos controlados. É possível saber quando e por quanto tempo cada aluno acessou o conteúdo, por quais páginas passou, os exercícios que completou e se participou ou não de uma aula.