SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

O curso de SEGUNDA LICENCIATURA tem por objetivo viabilizar, em menor tempo, a possibilidade do profissional da educação que atua em uma determinada área, por exemplo: História, ter uma nova habilitação e poder atuar em uma nova área, por exemplo: Pedagogia.

A Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019 em seu artigo 19 autoriza a realização de cursos de SEGUNDA LICENCIATURA, para aqueles que já concluíram um curso de nível superior com titulação em Licenciatura.

Você estudará através de vídeo-aulas, material em PDF, e demais atividades pedagógicas.

Público-alvo

O curso de Segunda Licenciatura em Pedagogia destina-se a pessoas que possuem uma Primeira Licenciatura e afinidade com o ensino, com áreas administrativas escolares. Os alunos formados poderão lecionar a matéria e terão um novo diploma de licenciatura. Esse é um bom momento para ingressar nesse mercado: de acordo com o Conselho Nacional da Educação, existe uma carência de aproximadamente 250 mil professores no Brasil, o que faz com que a taxa de desemprego na área seja baixíssima e as oportunidades de atuação para o licenciado se multipliquem.

Disciplinas Carga Horária

Módulo I 420h

Relações Étnico-raciais: História e Cultura Afro-brasileira e Indígena 50h

Política e Organização da Educação no Brasil 50h

Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem 50h

Currículo: concepção, história e marcos regulatórios 50h

Fundamentos e práticas na Educação Infantil 50h

Didática e Avaliação da Aprendizagem 50h

Educação Inclusiva 60h

Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS 60h

Módulo II 340h

Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa 70h

Metodologia de Ensino de História e Geografia 70h

Metodologia do Ensino das Artes 60h

Metodologia de Ensino das Ciências Naturais 70h

Metodologia do Ensino da Matemática 70h

Carga horária total 760h

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VANTAGENS DO

Curso EAD

Flexibilidade
de horário

Estudar EAD oferece a liberdade de criar seu próprio horário de estudos. Esqueça as obrigações de estar em uma sala de aula em horários fixos. 

Concilie Trabalho
e Estudos

Para quem deseja se especializar sem abrir mão do trabalho. Com a flexibilidade de horários, é possível conciliar suas responsabilidades profissionais.

Estude no
Seu Ritmo

Cada pessoa possui seu próprio ritmo de aprendizado. No EAD, você não se sente pressionado(a) pelo ritmo de uma turma, podendo avançar nos estudos conforme sua velocidade e necessidade.

Formação
Reconhecida:

Os cursos são igualmente reconhecidos pelo mercado de trabalho como os cursos presenciais. As instituições sérias e comprometidas com a excelência.

Perguntas frequentes

Sim, o diploma obtido em curso superior a distância tem a mesma validade que o documento conquistado na formação presencial e também pode ser usado para comprovar a escolaridade em situações como concursos públicos e busca de emprego. No entanto, é muito importante que você esteja atento para as avaliações do MEC. Para ser válido no território nacional, qualquer diploma, seja ele presencial ou a distância, precisa ser emitido por um curso que tenha o reconhecimento do MEC.

Toda Instituição de Ensino Superior que deseja oferecer um curso na modalidade EaD, seja ele de graduação ou pós-graduação, precisa cumprir a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), além de apresentar uma série de documentos para o MEC. Além disso, os cursos de graduação EaD são avaliados de acordo com os mesmos critérios (Conceito do Curso, Conceito Preliminar do Curso e Enade) aplicados em cursos presenciais. Por isso é essencial que você escolha um curso superior EaD que seja reconhecido pelo MEC. 

O ensino a distância utiliza de recursos pedagógicos, atividades e tecnologias diferentes daquelas empregadas no processo de ensino-aprendizagem presencial. Ambas as modalidades incluem disciplinas que respeitam as mesmas diretrizes curriculares e tratam dos mesmos temas. O que vai tornar a formação mais fácil ou difícil é o processo de adaptação pelo qual o universitário irá passar. Existem pessoas que se adaptam melhor ao EaD, enquanto outras preferem o ensino presencial, mas em nível de complexidade os dois formatos de graduação são iguais.

As atividades, aulas e ambientes virtuais de um curso a distância têm seus acessos controlados. É possível saber quando e por quanto tempo cada aluno acessou o conteúdo, por quais páginas passou, os exercícios que completou e se participou ou não de uma aula.