LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

O curso em sua proposta pedagógica customiza as necessidades de formação que a comunidade necessita. Pedagogos com sólidos conhecimentos teóricos e práticos e que possam trazer propostas e ações inovadoras para os espaços escolares e não escolares, buscando sempre a melhoria na qualidade de ensino. Considerando-se essa realidade o curso procura formar profissionais aptos para atuarem na docência da educação básica; na gestão educacional; nos processos educativos; na produção e difusão do conhecimento científico; tecnológico e educacional, primando pela ética profissional e responsabilidade social.

Objetivo Geral

Formar profissionais com capacidade para atuar em atividades próprias ao campo educacional e em espaços não escolares, promovendo o desenvolvimento das instituições de ensino e da sociedade, compreendendo também o macro ambiente e as relações nele existentes.

Mercado de Trabalho

Segundo as novas diretrizes governamentais os currículos dos cursos devem ser direcionados a formar professores para os níveis de Educação Infantil, Educação Fundamental I e para a área de gestão de instituições de ensino.

Entre as áreas em que o profissional de pedagogia pode trabalhar estão: ensino em escolas públicas e privadas; administração escolar; educação especial; orientação educacional e pedagogia empresarial/ hospitalar.

Público-alvo

Concluintes do Ensino Médio ou Público em geral, que desejam realizar uma Graduação, na área a qual atua ou busca aprofundar seus conhecimentos para atuação.

Disciplinas Carga Horária

Comunicação e Linguagem 40h

Currículo: concepção, história e marcos regulatórios 40h

História da Educação 80h

Política e Organização da Educação no Brasil 80h

Práticas Pedagógicas I 50h

Sociologia e Filosofia da Educação 80h

Didática e avaliação da aprendizagem 80h

Legislação Educacional e os Direitos da Criança e Adolescente 80h

Práticas de Extensão I 40h

Práticas Pedagógicas II 50h

Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem 80h

Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação 40h

Educação Inclusiva 80h

Estágio Supervisionado I 100h

Ética, Cidadania e Responsabilidade Social e Profissional 40h

Fundamentos e práticas na Educação Infantil 80h

Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa 80h

Práticas Pedagógicas III 50h

Alfabetização e Letramento 80h

Estágio Supervisionado II 100h

Metodologia do Ensino da Matemática 80h

Práticas de Extensão II 40h

Práticas Pedagógicas IV 50h

Relações Étnico-raciais: História e Cultura Afro-brasileira e Indígena 80h

Metodologia de Ensino de Geografia 40h

Metodologia de Ensino de História 40h

Metodologia do Ensino de Arte 40h

Pedagogia de Projetos 40h

Práticas Pedagógicas V 50h

Psicomotricidade e Ludicidade 80h

Estágio Supervisionado III 100h

Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS 80h

Metodologia de Ensino das Ciências Naturais 80h

Práticas de Extensão III 40h

Práticas Pedagógicas VI 50h

Projeto Político Pedagógico: Concepções e Fundamentos 80h

Estágio Supervisionado IV 100h

Gestão Educacional: Direção e Coordenação Pedagógica 80h

Literatura Infanto-Juvenil 40h

Metodologia da Educação EJA 40h

Planejamento e Organização do Trabalho Pedagógico 80h

Estágio Supervisionado IV 50h

Horas complementares 200h

Educação Ambiental 40h

Estágio Supervisionado V 100h

Metodologia da Educação à Distância 80h

Metodologias Ativas 40h

Pedagogia em Espaços Não Escolares 80h

Extra 200h

INVESTIMENTO: CONSULTE O POLO MAIS PRÓXIMO E OBTENHA MAIORES INFORMAÇÕES.

INSCREVA-SE

Faça sua Graduação no
Múltipla Escolha

Declaro que li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção dos serviços educacionais prestados pela Proz Educação e demais instituições de ensino do mesmo grupo econômico.

FICOU ALGUMA DUVIDA?

Entre em contato com um consultor

VANTAGENS DO

Curso EAD

Flexibilidade
de horário

Estudar EAD oferece a liberdade de criar seu próprio horário de estudos. Esqueça as obrigações de estar em uma sala de aula em horários fixos. 

Concilie Trabalho
e Estudos

Para quem deseja se especializar sem abrir mão do trabalho. Com a flexibilidade de horários, é possível conciliar suas responsabilidades profissionais.

Estude no
Seu Ritmo

Cada pessoa possui seu próprio ritmo de aprendizado. No EAD, você não se sente pressionado(a) pelo ritmo de uma turma, podendo avançar nos estudos conforme sua velocidade e necessidade.

Formação
Reconhecida:

Os cursos são igualmente reconhecidos pelo mercado de trabalho como os cursos presenciais. As instituições sérias e comprometidas com a excelência.

Perguntas frequentes

Sim, o diploma obtido em curso superior a distância tem a mesma validade que o documento conquistado na formação presencial e também pode ser usado para comprovar a escolaridade em situações como concursos públicos e busca de emprego. No entanto, é muito importante que você esteja atento para as avaliações do MEC. Para ser válido no território nacional, qualquer diploma, seja ele presencial ou a distância, precisa ser emitido por um curso que tenha o reconhecimento do MEC.

Toda Instituição de Ensino Superior que deseja oferecer um curso na modalidade EaD, seja ele de graduação ou pós-graduação, precisa cumprir a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), além de apresentar uma série de documentos para o MEC. Além disso, os cursos de graduação EaD são avaliados de acordo com os mesmos critérios (Conceito do Curso, Conceito Preliminar do Curso e Enade) aplicados em cursos presenciais. Por isso é essencial que você escolha um curso superior EaD que seja reconhecido pelo MEC. 

O ensino a distância utiliza de recursos pedagógicos, atividades e tecnologias diferentes daquelas empregadas no processo de ensino-aprendizagem presencial. Ambas as modalidades incluem disciplinas que respeitam as mesmas diretrizes curriculares e tratam dos mesmos temas. O que vai tornar a formação mais fácil ou difícil é o processo de adaptação pelo qual o universitário irá passar. Existem pessoas que se adaptam melhor ao EaD, enquanto outras preferem o ensino presencial, mas em nível de complexidade os dois formatos de graduação são iguais.

As atividades, aulas e ambientes virtuais de um curso a distância têm seus acessos controlados. É possível saber quando e por quanto tempo cada aluno acessou o conteúdo, por quais páginas passou, os exercícios que completou e se participou ou não de uma aula.