PORTARIA MEC: Autorização portaria 001 de 05/02/20
O curso em sua proposta pedagógica customiza as necessidades de formação que a comunidade necessita. Considerando-se essa realidade o curso procura formar profissionais aptos para atuarem na docência da educação básica; na gestão educacional; nos processos educativos; na produção e difusão do conhecimento científico; tecnológico e educacional, primando pela ética profissional e responsabilidade social.
Objetivo Geral
Formar profissionais com capacidade para atuar em atividades próprias ao campo educacional e em espaços não escolares, promovendo o desenvolvimento das instituições de ensino e da sociedade, compreendendo também o macro ambiente e as relações nele existentes.
Mercado de Trabalho
De acordo com as recentes diretrizes governamentais, os currículos dos cursos de Letras – Português/Inglês (Licenciatura) devem ser orientados para a preparação de professores em diversos níveis de Educação. Isso inclui o desenvolvimento de competências para atuar na Educação Infantil, em escolas bilíngues. Além disso, o foco se estende para o Ensino Fundamental I, com ênfase em atividades extracurriculares.
A formação também abrange o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, preparando os futuros profissionais para lidar com as especificidades desses níveis de ensino. Essa abordagem visa garantir que os graduados estejam aptos a enfrentar os desafios educacionais em diferentes etapas.
Grade Curricular
Disciplinas | Carga Horária |
---|---|
MÓDULO I – DESAFIOS DA EDUCAÇÃO – 3 meses | 300 |
História da Educação | 40 |
Psicologia Aplicada a Educação | 40 |
Pensamento Critico e Comunicação | 40 |
Didática | 40 |
Sociologia e Filosofia da Educação | 40 |
Meio Ambiente e Sustentabilidade | 40 |
Projeto Multidisciplinar – Desafios da Educação | 60 |
MÓDULO II – CURRÍCULO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS – 3 meses | 300 |
Projeto Pedagógico: Concepções e Fundamentos | 40 |
Vídeo Streaming e Software Educacional | 40 |
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS | 40 |
Currículo: Fundamentos, Cultura e Historia | 40 |
Pesquisa e Prática de Docência: Recursos Pedagógicos | 40 |
Gestão de Projetos | 40 |
Projeto Multidisciplinar – Currículo e Tecnologias Educacionais | 60 |
MÓDULO III – NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM COGNITIVA – 3 meses | 300 |
Psicomotricidade | 40 |
Neurociência e Aprendizagem | 40 |
Ética, Cidadania e Responsabilidade Social | 40 |
Educação e Criatividade | 40 |
Teorias da Aprendizagem | 40 |
História e Cultura Afro-brasileira e Indígena | 40 |
Projeto Multidisciplinar – Neurociência e Aprendizagem Cognitiva | 60 |
MÓDULO IV – LINGUÍSTICA – 4 meses | 420 |
Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas | 40 |
Linguística: das Teorias de Base à Linguística Textual | 40 |
Metodologia do Trabalho Acadêmico | 60 |
Sociolinguística | 40 |
Análise do Discurso | 40 |
Crescimento e Desenvolvimento Humano | 40 |
Projeto Multidisciplinar – Linguística | 60 |
Estágio Supervisionado em Planejamento e Observação do Espaço Escolar – Português/Inglês | 100 |
MÓDULO V – LÍNGUA PORTUGUESA – 4 meses | 400 |
Língua Portuguesa: Fonética, Fonologia e Morfologia | 40 |
Língua Portuguesa: Morfossintaxe – Termos da Oração | 40 |
Legislação da Educação Básica e Políticas Públicas | 40 |
Língua Portuguesa: Período Composto por Coordenação e por Subordinação | 40 |
Língua Portuguesa: Semântica, Estilística e Pragmática | 40 |
Estudos Socioantropológicos | 40 |
Projeto Multidisciplinar – Língua Portuguesa | 60 |
Estágio Supervisionado – Língua Portuguesa: Ensino Fundamental | 100 |
MÓDULO VI – LÍNGUA INGLESA – 4 meses | 420 |
Inglês Instrumental | 40 |
Língua Inglesa: Fonética e Oralidade | 40 |
Fundamentos e Metodologia do Ensino Fundamental e Médio | 60 |
Língua Inglesa: Semântica, Pragmática e Práticas Discursivas | 40 |
Língua Inglesa: Morfossintaxe | 40 |
Direitos Humanos e Diversidade | 40 |
Projeto Multidisciplinar – Língua Inglesa | 60 |
Estágio Supervisionado – Língua Inglesa: Ensino Fundamental | 100 |
MÓDULO VII – TEORIA LITERÁRIA – 5 meses | 520 |
Texto e Imagem: Literatura Infanto-juvenil | 60 |
Teoria Literária | 60 |
Metodologias Ativas | 60 |
Fundamentos e Práticas de Ensino da Literatura: Ensino Fundamental e Médio | 60 |
Literatura Comparada | 60 |
Educação Profissional e Empresarial | 60 |
Projeto Multidisciplinar – Teoria Literária | 60 |
Estágio Supervisionado – Língua Portuguesa e Inglesa: Ensino Médio | 100 |
MÓDULO VIII – LITERATURA – 6 meses | 540 |
Literatura Brasileira e Portuguesa: das Origens ao Romantismo | 60 |
Literatura Brasileira: do Realismo ao Modernismo | 60 |
Desenvolvimento Pessoal e Negociação | 60 |
Literatura Portuguesa: Realismo, Simbolismo e Modernismo | 60 |
Literatura Inglesa e Norte Americana | 60 |
Seminário Interdisciplinar | 60 |
Projeto Multidisciplinar Final de Letras e Trabalho de Conclusão de Curso | 180 |
Carga Horária Total | 3200 |
INVESTIMENTO: CONSULTE O POLO MAIS PRÓXIMO E OBTENHA MAIORES INFORMAÇÕES.
*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.