LICENCIATURA EM LETRAS – PORTUGUÊS/INGLÊS

O curso em sua proposta pedagógica customiza as necessidades de formação que a comunidade necessita. Considerando-se essa realidade o curso procura formar profissionais aptos para atuarem na docência da educação básica; na gestão educacional; nos processos educativos; na produção e difusão do conhecimento científico; tecnológico e educacional, primando pela ética profissional e responsabilidade social.

Objetivo Geral

Formar profissionais com capacidade para atuar em atividades próprias ao campo educacional e em espaços não escolares, promovendo o desenvolvimento das instituições de ensino e da sociedade, compreendendo também o macro ambiente e as relações nele existentes.

Mercado de Trabalho

De acordo com as recentes diretrizes governamentais, os currículos dos cursos de Letras – Português/Inglês (Licenciatura) devem ser orientados para a preparação de professores em diversos níveis de Educação. Isso inclui o desenvolvimento de competências para atuar na Educação Infantil, em escolas bilíngues. Além disso, o foco se estende para o Ensino Fundamental I, com ênfase em atividades extracurriculares.

A formação também abrange o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, preparando os futuros profissionais para lidar com as especificidades desses níveis de ensino. Essa abordagem visa garantir que os graduados estejam aptos a enfrentar os desafios educacionais em diferentes etapas.

DisciplinasCarga Horária
MÓDULO I – DESAFIOS DA EDUCAÇÃO – 3 meses300
História da Educação40
Psicologia Aplicada a Educação40
Pensamento Critico e Comunicação40
Didática40
Sociologia e Filosofia da Educação40
Meio Ambiente e Sustentabilidade40
Projeto Multidisciplinar – Desafios da Educação60
MÓDULO II – CURRÍCULO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS – 3 meses300
Projeto Pedagógico: Concepções e Fundamentos40
Vídeo Streaming e Software Educacional40
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS40
Currículo: Fundamentos, Cultura e Historia40
Pesquisa e Prática de Docência: Recursos Pedagógicos40
Gestão de Projetos40
Projeto Multidisciplinar – Currículo e Tecnologias Educacionais60
MÓDULO III – NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM COGNITIVA – 3 meses300
Psicomotricidade40
Neurociência e Aprendizagem40
Ética, Cidadania e Responsabilidade Social40
Educação e Criatividade40
Teorias da Aprendizagem40
História e Cultura Afro-brasileira e Indígena40
Projeto Multidisciplinar – Neurociência e Aprendizagem Cognitiva60
MÓDULO IV – LINGUÍSTICA – 4 meses420
Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas40
Linguística: das Teorias de Base à Linguística Textual40
Metodologia do Trabalho Acadêmico60
Sociolinguística40
Análise do Discurso40
Crescimento e Desenvolvimento Humano40
Projeto Multidisciplinar – Linguística60
Estágio Supervisionado em Planejamento e Observação do Espaço Escolar – Português/Inglês100
MÓDULO V – LÍNGUA PORTUGUESA – 4 meses400
Língua Portuguesa: Fonética, Fonologia e Morfologia40
Língua Portuguesa: Morfossintaxe – Termos da Oração40
Legislação da Educação Básica e Políticas Públicas40
Língua Portuguesa: Período Composto por Coordenação e por Subordinação40
Língua Portuguesa: Semântica, Estilística e Pragmática40
Estudos Socioantropológicos40
Projeto Multidisciplinar – Língua Portuguesa60
Estágio Supervisionado – Língua Portuguesa: Ensino Fundamental100
MÓDULO VI – LÍNGUA INGLESA – 4 meses420
Inglês Instrumental40
Língua Inglesa: Fonética e Oralidade40
Fundamentos e Metodologia do Ensino Fundamental e Médio60
Língua Inglesa: Semântica, Pragmática e Práticas Discursivas40
Língua Inglesa: Morfossintaxe40
Direitos Humanos e Diversidade40
Projeto Multidisciplinar – Língua Inglesa60
Estágio Supervisionado – Língua Inglesa: Ensino Fundamental100
MÓDULO VII – TEORIA LITERÁRIA – 5 meses520
Texto e Imagem: Literatura Infanto-juvenil60
Teoria Literária60
Metodologias Ativas60
Fundamentos e Práticas de Ensino da Literatura: Ensino Fundamental e Médio60
Literatura Comparada60
Educação Profissional e Empresarial60
Projeto Multidisciplinar – Teoria Literária60
Estágio Supervisionado – Língua Portuguesa e Inglesa: Ensino Médio100
MÓDULO VIII – LITERATURA – 6 meses540
Literatura Brasileira e Portuguesa: das Origens ao Romantismo60
Literatura Brasileira: do Realismo ao Modernismo60
Desenvolvimento Pessoal e Negociação60
Literatura Portuguesa: Realismo, Simbolismo e Modernismo60
Literatura Inglesa e Norte Americana60
Seminário Interdisciplinar60
Projeto Multidisciplinar Final de Letras e Trabalho de Conclusão de Curso180
Carga Horária Total3200

INVESTIMENTO: CONSULTE O POLO MAIS PRÓXIMO E OBTENHA MAIORES INFORMAÇÕES.

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

INSCREVA-SE

Faça sua Graduação no
Múltipla Escolha

Declaro que li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção dos serviços educacionais prestados pela Proz Educação e demais instituições de ensino do mesmo grupo econômico.

FICOU ALGUMA DUVIDA?

Entre em contato com um consultor

VANTAGENS DO

Curso EAD

Flexibilidade
de horário

Estudar EAD oferece a liberdade de criar seu próprio horário de estudos. Esqueça as obrigações de estar em uma sala de aula em horários fixos. 

Concilie Trabalho
e Estudos

Para quem deseja se especializar sem abrir mão do trabalho. Com a flexibilidade de horários, é possível conciliar suas responsabilidades profissionais.

Estude no
Seu Ritmo

Cada pessoa possui seu próprio ritmo de aprendizado. No EAD, você não se sente pressionado(a) pelo ritmo de uma turma, podendo avançar nos estudos conforme sua velocidade e necessidade.

Formação
Reconhecida:

Os cursos são igualmente reconhecidos pelo mercado de trabalho como os cursos presenciais. As instituições sérias e comprometidas com a excelência.

Perguntas frequentes

Sim, o diploma obtido em curso superior a distância tem a mesma validade que o documento conquistado na formação presencial e também pode ser usado para comprovar a escolaridade em situações como concursos públicos e busca de emprego. No entanto, é muito importante que você esteja atento para as avaliações do MEC. Para ser válido no território nacional, qualquer diploma, seja ele presencial ou a distância, precisa ser emitido por um curso que tenha o reconhecimento do MEC.

Toda Instituição de Ensino Superior que deseja oferecer um curso na modalidade EaD, seja ele de graduação ou pós-graduação, precisa cumprir a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), além de apresentar uma série de documentos para o MEC. Além disso, os cursos de graduação EaD são avaliados de acordo com os mesmos critérios (Conceito do Curso, Conceito Preliminar do Curso e Enade) aplicados em cursos presenciais. Por isso é essencial que você escolha um curso superior EaD que seja reconhecido pelo MEC. 

O ensino a distância utiliza de recursos pedagógicos, atividades e tecnologias diferentes daquelas empregadas no processo de ensino-aprendizagem presencial. Ambas as modalidades incluem disciplinas que respeitam as mesmas diretrizes curriculares e tratam dos mesmos temas. O que vai tornar a formação mais fácil ou difícil é o processo de adaptação pelo qual o universitário irá passar. Existem pessoas que se adaptam melhor ao EaD, enquanto outras preferem o ensino presencial, mas em nível de complexidade os dois formatos de graduação são iguais.

As atividades, aulas e ambientes virtuais de um curso a distância têm seus acessos controlados. É possível saber quando e por quanto tempo cada aluno acessou o conteúdo, por quais páginas passou, os exercícios que completou e se participou ou não de uma aula.