Capacitação: 2 meses
Caracterização dos principais aspectos do currículo escolar inclusivo. Flexibilizações e adaptações necessárias para garantir uma educação inclusiva de qualidade, tendo o estudante como base na construção do currículo. O papel da escola numa gestão democrática para o desenvolvimento curricular, fortalendo relações com a educação especial e a família. Conhecimento teórico e prático do professor, quebrando paradigmas, conhecendo o estudante e inovando nas práticas de ensino. Possibilidades de flexibilização e adaptação curricular para estudantes com deficiências , transtornos específicos de aprendizagem e autistas. A importância do trabalho colaborativo na escola inclusiva para o sucesso do estudante. também aprenderá sobre os atendimentos especializados, salas de recursos multifuncionais e tecnologia assistiva no ensino e aprendizagem.
CARGA HORÁRIA: 240H DURAÇÃO: 60 DIAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Currículo e sociedade
• Teorias curriculares: semelhanças, diferenças e especificidades
• Currículo e conhecimento escolar
• Currículo e cultura
• Currículo em ação: reflexões sobre a prática pedagógica
• Currículos em prol do direito à aprendizagem
• Currículo e organização do trabalho pedagógico
• Os sujeitos do currículo escolar
• Currículo na educação em tempo integral
• Base Nacional Comum Curricular: debates e reflexões
• Currículo escolar inclusivo
• Ensino e aprendizagem na educação inclusiva
• Adaptações curriculares para estudantes com deficiência
• Adaptações curriculares para estudantes com transtornos específicos de aprendizagem
• Adaptações curriculares para estudantes com transtorno espectro autista
• Inclusão educacional: desafios e superações
INVESTIMENTO: CONSULTE O POLO MAIS PRÓXIMO E OBTENHA MAIORES INFORMAÇÕES.
Os cursos livres têm como Base Legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e PORTARIA Nº 008, de 25/06/2002 publicado no DIÁRIO OFICIAL – SC – Nº 16.935 – 27.06.2002.