PÓS-GRADUAÇÃO
Introduzir o aluno ao estudo dos fundamentos teóricos da psicopedagogia, por meio da abordagem da história da construção deste campo do conhecimento, levando-se em conta uma reflexão a respeito do papel profissional do psicopedagogo, bem como do seu objeto de estudo e campo de atuação. Aspectos do desenvolvimento, que se constituem como ponto de partida de qualquer estudo dentro da esfera da psicopedagogia e as diversas teorias da aprendizagem que fundamentam a investigação e atuação psicopedagógica. Estudo da linguagem oral e escrita, assim como o processo de alfabetização e letramento. Aborda a constituição dos processos cognitivos da criança em processo de aprendizagem, priorizando os aspectos da aquisição da linguagem e da escrita, tal como o desenvolvimento do pensamento lógico matemático. Preparar o aluno para a atuação psicopedagógica institucional. Aborda-se o atendimento psicopedagógico institucional por um viés diferente, identificando os principais problemas de aprendizagem e propondo ações que vão desde a avaliação à intervenção psicopedagógica institucional.
Público-alvo
Profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Professores de Normal Superior ou Licenciaturas e demais profissionais ligados à área da Educação.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Disciplina: CH
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, FÍSICA E PSICOMOTORA 60H
DEFICIÊNCIA VISUAL, AUDITIVA E SURDOCEGUEIRA 60H
FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA 60H
TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO (TGD) E ALTAS HABILIDADES 60H
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO 60H
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR 60H
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA 40H
LIBRAS 40H
CARGA HORÁRIA TOTAL: 440H
INVESTIMENTO:
CONSULTE O POLO MAIS PRÓXIMO E OBTENHA MAIORES INFORMAÇÕES.