Capacitação: 2 meses
Objetivo:
Capacitar profissionais da educação, saúde ou áreas afins, com abordagens teórico-metodológicas das neurociências que subsidiem ações pedagógicas ao atendimento das pessoas com dificuldades e transtornos de aprendizagem, nos diferentes níveis e modalidades de ensino.
CARGA HORÁRIA: 320h DURAÇÃO: 2 meses
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Psicopedagogia: pressupostos teóricos
• A visão sistêmica e a psicopedagogia
• Pensando a escola como instituição
• Recursos psicopedagógicos para o diagnóstico na instituição educacional
• Contribuições da psicopedagogia na relação educador/educando
• Contribuições da psicopedagogia na relação família/escola
• A aprendizagem sob o enfoque da neuropsicologia
• Um olhar psicopedagógico para os obstáculos na aprendizagem
• Princípios para trabalhar com grupos na escola
• Modalidades de intervenção psicopedagógica na instituição educacional
• Surgimento da neuropsicopedagogia
• O que faz um neuropsicopedagogo?
• Neurociência e educação
• Principais transtornos de aprendizagem
• O acompanhamento do neuropsicopedagogo
• Formação multiprofissional do neuropsicopedagogo
• A intervenção do neuropsicopedagogo na relação escola-família
• Contribuições para a neuropsicopedagogia
• Neuropsicopedagogia em síntese
• Neuropsicopedagogia: a interação de uma equipe multidisciplinar
• Neurociência, psicologia e pedagogia: a parceria que deu certo
• Um olhar diferente para as crianças diferentes
• Crianças que necessitam de atenção diferenciada
• Transtornos de aprendizagem
• O papel da escola no processo de inclusão
• O tratamento multidisciplinar
INVESTIMENTO: CONSULTE O POLO MAIS PRÓXIMO E OBTENHA MAIORES INFORMAÇÕES.
Os cursos livres têm como Base Legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e PORTARIA Nº 008, de 25/06/2002 publicado no DIÁRIO OFICIAL – SC – Nº 16.935 – 27.06.2002.