EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Capacitação: 2 meses

Objetivo:

Compreender o cenário da educação inclusiva no Brasil é um dos principais pontos desse curso online, formulado em 5 tópicos para fortalecer seus conhecimentos acerca da inclusividade no processo educativo. Na primeira parte, são apresentados todos os conceitos que definem essa prática, desde o histórico até a legislação e as políticas públicas que asseguram o acesso de crianças, jovens e adultos à inclusão escolar.

O segundo módulo, por sua vez, tem foco na formação do profissional interessado em seguir essa carreira, bem como os procedimentos e estratégias que possibilitem desenvolver uma prática pedagógica inclusiva nos ambientes da escola, principalmente na sala de aula. Por meio do AEE (atendimento educacional especializado) e uma série de recursos, é possível auxiliar no desenvolvimento dos alunos com deficiência e garantir sua autonomia para muitas tarefas.

Em seguida, o conteúdo perpassa pelos aspectos da informática educativa, um método eficiente que ajuda na alfabetização e, claro, na inclusão escolar de pessoas em variadas condições. Por fim, apresentamos conceitos voltados à avaliação educacional, além de currículos e estratégias pedagógicas inclusivas, dois temas que sempre geram dúvidas nos iniciantes e pessoas que desejam se dedicar a esse sistema tão necessário.

CARGA HORÁRIA: 240H DURAÇÃO: 2 MESES

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

• Educação especial e educação inclusiva no Brasil
• Necessidades educacionais especiais e a formação docente
• Inclusão escolar: legislação, teoria e prática
• Altas habilidades/superdotação
• Comportamento social inadequado
• Transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
• Transtornos do neurodesenvolvimento
• Habilidades cognitivas
• Adaptações curriculares para a educação inclusiva
• A trajetória de educação especial e inclusiva
• Educação especial e inclusiva no Brasil
• Dificuldades e transtornos/distúrbios de aprendizagem
• Inclusão de estudantes com deficiência
• Organização do trabalho pedagógico voltado à inclusão

INVESTIMENTO: CONSULTE O POLO MAIS PRÓXIMO E OBTENHA MAIORES INFORMAÇÕES.

Os cursos livres têm como Base Legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e PORTARIA Nº 008, de 25/06/2002 publicado no DIÁRIO OFICIAL – SC – Nº 16.935 – 27.06.2002

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Estudar EAD oferece a liberdade de criar seu próprio horário de estudos. Esqueça as obrigações de estar em uma sala de aula em horários fixos. 

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Para quem deseja se especializar sem abrir mão do trabalho. Com a flexibilidade de horários, é possível conciliar suas responsabilidades profissionais.

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Cada pessoa possui seu próprio ritmo de aprendizado. No EAD, você não se sente pressionado(a) pelo ritmo de uma turma, podendo avançar nos estudos conforme sua velocidade e necessidade.

Formação
Reconhecida:

Os cursos são igualmente reconhecidos pelo mercado de trabalho como os cursos presenciais. As instituições sérias e comprometidas com a excelência.

Perguntas frequentes

Sim, o diploma obtido em curso superior a distância tem a mesma validade que o documento conquistado na formação presencial e também pode ser usado para comprovar a escolaridade em situações como concursos públicos e busca de emprego. No entanto, é muito importante que você esteja atento para as avaliações do MEC. Para ser válido no território nacional, qualquer diploma, seja ele presencial ou a distância, precisa ser emitido por um curso que tenha o reconhecimento do MEC.

Toda Instituição de Ensino Superior que deseja oferecer um curso na modalidade EaD, seja ele de graduação ou pós-graduação, precisa cumprir a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), além de apresentar uma série de documentos para o MEC. Além disso, os cursos de graduação EaD são avaliados de acordo com os mesmos critérios (Conceito do Curso, Conceito Preliminar do Curso e Enade) aplicados em cursos presenciais. Por isso é essencial que você escolha um curso superior EaD que seja reconhecido pelo MEC. 

O ensino a distância utiliza de recursos pedagógicos, atividades e tecnologias diferentes daquelas empregadas no processo de ensino-aprendizagem presencial. Ambas as modalidades incluem disciplinas que respeitam as mesmas diretrizes curriculares e tratam dos mesmos temas. O que vai tornar a formação mais fácil ou difícil é o processo de adaptação pelo qual o universitário irá passar. Existem pessoas que se adaptam melhor ao EaD, enquanto outras preferem o ensino presencial, mas em nível de complexidade os dois formatos de graduação são iguais.

As atividades, aulas e ambientes virtuais de um curso a distância têm seus acessos controlados. É possível saber quando e por quanto tempo cada aluno acessou o conteúdo, por quais páginas passou, os exercícios que completou e se participou ou não de uma aula.